top of page

Ilha do Pico

A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte. Dista 8,3 quilómetros da Ilha do Faial e 15 km da Ilha de São Jorge. Tem uma superfície de 447 km²; uma lista de costa com 151,84 km de comprimento, um número de 31 ilhéus entre grandes e pequenos. Conta com uma população residente de 14 806 habitantes (em 2001). Mede 42 km de comprimento por 20 km de largura. 
Deve o seu nome a uma majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, que culmina num pico pronunciado, o Pico Pequeno ou Piquinho. Esta é mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros acima do nível do mar.
Administrativamente, a ilha é constituída por três concelhos: Lajes do Pico e Madalena, ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico, com cinco freguesias.
Dispõe, entre as freguesias de Santa Luzia e Bandeiras, de um moderno aeroporto regional com ligações aéreas directas com Lisboa (TAP/SATA Internacional) e Terceira (Lajes) e Ponta Delgada (SATA Air Açores). Tem ligações marítimas diárias (Transmaçor) com a cidade da Horta e as vilas das Velas e da Calheta. Durante os meses de Verão usufrui de ligações marítimas com as restantes ilhas do arquipélago.

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
Património, Tradição e Cultura | Património Mundial

A paisagem das Vinhas do Pico obteve em 2004 a classificação de Património Mundial da UNESCO, que vem reconhecer o carácter único das mais singular das culturas dos Açores - vinhas integradas em chão de lava, enquadradas por apertadas paredes de pedra solta, chamadas curraletas, que protegem do vento marítimo mas deixam entrar o sol necessário à maturação. Vistas à distância, dão uma melhor ideia da dureza ancestral da vida dos homens desta terra, transformando pedra improdutiva no seu modo de sustento. Esta paisagem da cultura da vinha ocupa uma área de cerca de 154,4 hectares que se define por uma gigantesca e estruturada malha de muros, onde sobressaem os currais. Simultaneamente à cultura da vinha, foi construído um património edificado constituído por solares, adegas, armazéns, poços de maré, rola-pipas, conventos e ermidas. Qualquer uma destas estruturas reflectem as vivências da população totalmente dedicada à viticultura.

Imagens



Paisagens e Cultura Ilha do Pico

bottom of page